quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Olá você é o Flash, e é a pessoa mais rápida do mundo. Entenda porquê.

    Saiba que nesse exato momento você esta se movendo mais rápido do que qualquer coisa, é claro exceto à luz.
                                                                           Imagem do seriado The Flash 
    O planeta Terra exerce dois movimentos que são essenciais para termos: o dia e a noite, as quatro estações do ano e  os solstícios. E estes são os movimentos de rotação e translação:

  •       Rotação: movimento em que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, movimento este responsável   pelo dia e pela noite.
  •       Translação: movimento em que a Terra gira em torno do Sol.
       
                                                          Movimentos de rotação e translação
   Estes dois movimentos associados ao grau de inclinação do eixo do planeta geram as estações do ano.
      Agora você pode se perguntar; "-Tudo bem e daí?", vamos lá, se a Terra esta em movimento significa que tem velocidade envolvida, ou seja, se a Terra demora 365 dias para dar uma volta ao redor do Sol ela deve estar como uma velocidade "x" e como calcular esta velocidade? É simples.
       A distância média entre a Terra e o Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros (1,5 x 10^8 Km) como sabemos, a trajetória do planeta é circular ( na verdade é uma elipse, mas neste caso como estamos calculando a velocidade média podemos deixar de lado este dado) logo basta dividir o tamanho da circunferência  pelo tempo.

  1. Fórmula da circunferência é 2piR, substituindo temos 2 x 3,14 x 1,5 x 10^8 = 942 milhões de Km
  2. Transformando os 365 dias em segundos, um dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos e temos 365 dias no ano então fica 365 x 24x 60 x 60 = 31 milhões e 536 mil segundos
  3. Dividindo 942 milhões de km por 31 milhões e 536 mil segundos encontramos 29,79 Km/s isso é muita coisa ( em Km/h, 29,79 x 3.600 = 107.244 Km/h)!
      Agora o que muita gente não sabe é que o Sol também esta em movimento fazendo uma volta ao redor do centro da nossa galáxia. Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 Km/s ( em Km/h fica 810.000 Km/h). Para dar uma volta completa ao redor do centro da galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos. Como a idade da nossa estrela é de 4.5 bilhões de anos, podemos afirmar que desde que existe, o Sol já deu 22,5 voltas ao redor da galáxia.
   


                                                 Caminho do Sol ao redor do centro da Via Láctea
                                   Todas as estrelas estão em uma dança frenética ao redor do centro da Via Láctea


         Então se você está na Terra significa que você está dando uma volta ao redor do Sol com velocidade de 107.244 Km/h que por sua vez está rodando ao redor do centro da Via Láctea a uma velocidade de 810.000 Km/h, você é muito rápido, parabéns.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário